Skip to content

Encerramento do Programa Coaching Leadership 2022

No dia 28 de fevereiro, as associações participantes do Programa Coaching Leadership 2022 apresentaram os resultados de seus projetos com os seguintes temas: Planejamento e Implementação de Projetos, Alianças com o Setor Privado e Advocacy, desenvolvidos ao longo do ano passado com o consultor Ricardo Pacheco. Estiveram presentes 28 participantes entre os TOP 10, membros do comitê diretivo, staff e demais membros da rede. Confira abaixo um resumo dos projetos desenvolvidos.

Grupo A – Implementação de projetos

Nutrindo Vidas – Associação Bragantina de Combate ao Câncer Bandeirinha do Brasil

O projeto teve como objetivo a criação de uma cozinha experimental em oncologia para oferecer acompanhamento e apoio nutricional individualizado a pacientes de câncer e suas famílias e ensinar, através de aulas, a cozinhar com produtos básicos e minimizar a perda de peso e o déficit nutricional, causados pelo tratamento. Além disso, também foram elaborados conteúdos educacionais para o compartilhamento nas redes sociais e com profissionais da rede de Atenção Básica do município.
A cozinha foi inaugurada na sede da ABCC no dia 27 fevereiro!


Mama Alerta – Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer

Criado há oito anos, o projeto é uma super-ouvidoria que busca contribuir para a melhoria do atendimento dos pacientes de câncer de mama e consiste em registrar queixas relacionadas ao diagnóstico e tratamento desses pacientes. Essas informações são levadas às autoridades competentes (como imprensa, diretoria de hospitais públicos e privados, poder público, entre outros) como forma de demandar que os direitos do paciente sejam assegurados.
Ano passado, a associação viu a necessidade de reimplementar o Mama Alerta devido à alta de casos de câncer de mama e à falta de resolução dos problemas que as pacientes desta doença encontram ao longo do seu tratamento. Assim, o Programa Coaching Leadership ajudou a Abrapac na expansão e melhorias no projeto.


Instituto Eluar

O projeto do Instituto Eluar, chamado Protocolo de Atendimento Emergencial para o Paciente Imuno (PAEC), tem como objetivo conscientizar sobre o atendimento para pessoas com doenças imuno-reumatológicas, com criação de abaixo assinado e desenvolvimento de jornada do paciente.



Grupo B – Alianças com o setor privado

Parceria com Mary Kay – Asociación Guatemalteca Heroes de Esperanza

O projeto de Heroes de Esperanza pretende firmar parcerias com Mary Kay, empresa de cosméticos que possui uma presença forte na Guatemala e também em outros países. Essa parceria tem como objetivo unir esforços para a conscientização e detecção precoce do câncer de mama, visto que Mary Kay tem um grande alcance ao público alvo para campanhas sobre essa doença. A associação já fez o contato inicial com a empresa e esta já aceitou desenvolver um projeto em conjunto em 2023.


Escuelita (Cintia Solano) – Asociación Nacional Segunda Oportunidad de Vida

Escuelita (Cintia Solano) é um projeto de educação para um acesso mais justo à saúde na Costa Rica. Tem como objetivo educar diferentes públicos sobre prevenção, detecção e a importância do diagnóstico precoce a respeito de doenças crônicas não transmissíveis por meio de conferências virtuais ou presenciais. ANASOVI buscou diversificar suas parcerias com o setor privado para além das farmacêuticas e assim, viabilizar esse projeto.
Ao final do ano, graças a todas parcerias formadas, a associação também realizou uma grande festa de natal para pacientes de câncer e seus filhos, com atividades lúdicas, muita comida e presentes!


Federación de Hemofilia de la República Mexicana

O projeto visa formar parcerias com empresas como Toyota e Pemex (Petróleos Mexicanos) para dar visibilidade e apoio a pessoas com hemofilia e outras coagulopatias, além de sensibilizar o público em geral para o tema. Para isso, a associação realizou 16 encontros virtuais e presenciais com essas empresas para apresentar a Federación de Hemofilia de la República Mexicana, A.C. e seus projetos. No momento, aguardam as respostas das empresas para poderem dar o próximo passo.


Grupo C – Advocacy

Salud Mental sin Discrminación – Asociación Colombiana de Personas con Esquizofrenia y sus Familias

A ACPEF trabalhou em expandir sua campanha já existente chamada Salud Mental sin Discriminación, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar o público geral sobre a esquizofrenia e transtornos mentais. Para tanto, desenvolveu-se diversas atividades, entre elas um congresso em aliança com a faculdade de medicina de Bogotá sobre saúde mental com foco no direito do paciente em formato presencial e online. Também foi produzido um vídeo oficial para a campanha. Clique aqui para ver o vídeo.


Advocacy para o Tratamento do Câncer – Celebrando la Vida

Celebrando la Vida estruturou um plano para chamar atenção e demandar ações por parte das autoridades públicas da Bolívia a respeito dos problemas que pacientes de diferentes tipos de leucemias enfrentam para ter acesso aos seus tratamentos, como a dificuldade no desembaraço aduaneiro de medicamentos. A associação conquistou mais visibilidade para a causa frente ao governo boliviano: em conjunto com outras associações de apoio ao paciente, foram produzidas cartas e solicitações ao Ministério da Saúde, além da aprovação para a proposta de lei do câncer.


Ley Marco para la Detección Temprana del Cáncer Infantil – Fundación Nuestra Esperanza

A Fundación Nuestra Esperanza, buscando uma mudança nas condições das crianças com câncer na Bolívia, elaborou um planejamento para se aproximar do governo, imprensa, empresas privadas, colégios e a sociedade civil em geral e envolvê-los na conscientização sobre o câncer infantil. A associação já realizou várias ações e eventos com esse objeto e, inclusive, conseguiu um acordo com a Secretaria de Saúde do Governo Municipal da cidade de La Paz para a elaboração de uma lei marco para a detecção precoce do câncer infantil.


Descentralización de medicamentos y la creación de nuevas clínicas satélites a nível nacional junto al Ministerio de Salud – Fundación Panameña de Hemofilia

A partir do projeto desenvolvido pela FUNPAH, conquistou-se a criação de 21 novas clínicas satélites a nível nacional no território panamenho, de forma que pacientes de diversas coagulopatias conseguem adquirir os medicamentos necessários para seu tratamento de forma mais fácil e sem precisar percorrer grandes distâncias. Além disso, ofereceram-se capacitações a farmacêuticos que têm custódia sobre esses medicamentos e de orientação para pacientes de diferentes coagulopatias.


Parabenizamos a todos pelo empenho e desejamos muito sucesso na execução de seus trabalhos!

Back To Top